E-commerce de moda: por que e como apostar na personalização! | All iN

E-commerce de moda: por que e como apostar na personalização!

Oferecer experiências únicas de compra para cada cliente é uma das melhores práticas tanto para aumentar as chances de venda quanto para facilitar o trabalho de pós-venda de um e-commerce de moda. Por isso, tantas empresas passaram a investir em plataformas inteligentes de Marketing Cloud para tornar a comunicação com o cliente ainda mais certeira.

Com o auxílio dessa tecnologia, é possível personalizar experiências com um custo muito menor. Tal prática leva o cliente diretamente aos produtos com os quais ele tem mais afinidade, aumentando as chances de fechar um negócio. Isso acelera o fluxo de caixa e aumenta a fidelidade do público com a sua loja.

O mercado de moda é um dos que mais se beneficiam dessa tendência. Veja, a seguir, algumas das várias formas de personalizar a experiência do usuário no seu e-commerce de moda e aprenda como elas podem favorecer seu negócio.

1. Na hora do cadastro, faça perguntas

Como em qualquer site de vendas, você deve pedir um cadastro ao seu cliente antes que ele possa fazer a compra. Além de obter informações básicas como o nome, localidade, e-mail e telefone, também é possível incluir outros tipos de questões nesse cadastro, como gostos pessoais, marcas de preferência, nível de interesse em alguma compra e dados do gênero. São exatamente esses requisitos opcionais que podem ajudar a personalizar a mensagem para aquele cliente.

Ao final do cadastro, peça que o usuário preencha uma ficha complementar com perguntas sobre tipos de produtos que mais o interessam, cores preferidas de roupa, quais marcas ele gostaria de acompanhar, quais itens já estão na sua lista de desejo etc. Quanto mais informações você armazenar em sua loja virtual, mais fácil será oferecer aquilo que o cliente quer.

2. Rastreie as preferências dos seus usuários

Acompanhar o histórico de navegação de um cliente pelo site já é uma prática bem comum em vários setores (o chamado remarketing), além de ser especialmente útil para lidar com os clientes que não preencheram por completo a ficha que acabamos de mencionar. No fim das contas, esse rastreamento beneficia tanto o seu e-commerce de moda quanto o seu cliente.

Com essas informações em mãos, você será capaz, por exemplo, de enviar um e-mail em poucas horas tentando converter a compra que não foi realizada, enviando os produtos abandonados no carrinho ou aqueles navegados anteriormente. Estudos comprovam que esse tipo de abordagem pode aumentar suas vendas em até 40%.

3. Crie cross selling no seu e-commerce de moda

Em muitos sites de vendas, quando alguém faz um pedido, é comum que a marca ofereça uma lista de sugestões relacionadas no próprio carrinho de compras ou por meio de outros canais, como o e-mail marketing.

Essa sugestão deve conter, por exemplo, produtos similares ou itens que possivelmente são do interesse do cliente. Essa é uma prática chamada cross selling, ou “venda cruzada”, que pode ajudar bastante um e-commerce de moda.

Quando uma pessoa compra uma calça, é possível sugerir um cinto na sua comunicação transacional ou de pós-compra. Se ela comprou um casaco, talvez também esteja interessada em uma camisa ou um acessório que combine. O importante é oferecer itens do interesse do consumidor, que se completem quando utilizados em conjunto.

4. Use recomendações diretamente no site

Se você já tem uma noção do tipo de produto que os clientes procuram no seu e-commerce de moda, então pode oferecer diretamente o que eles gostam em real time.

A tecnologia de recomendação on site permite que, além de mostrar sua página inicial com os produtos mais recentes da loja, você também possa exibir um carrossel de itens, que é montado a partir da navegação anterior do seu cliente ou perfil do usuário opt-in.

Outro ponto sensível são as propagandas enviadas fora do site, como o e-mail marketing e as mensagens via celular. Vários clientes não são muito receptivos a esse tipo de comunicação, o que pode, inclusive, acabar afastando possíveis compradores. Por isso, a tecnologia de recomendar produtos diretamente no seu e-commerce de moda pode ser muito mais útil na sua conversão.

5. Apele para o emocional em alguns momentos

Essa é uma técnica muito utilizada e que se mostra bastante eficiente. As compras em um e-commerce de moda geralmente são realizadas por impulso.

Mesmo quando são planejadas, o fator-chave envolvido é a satisfação emocional, muito mais que atender a uma necessidade. Direcionar a sua fala para esse desejo pode ser uma ótima forma de aumentar as chances de fechar a venda.

Existem várias formas de fazer isso. Uma das mais simples é oferecer cupons temporários de desconto para um produto da lista de desejos do usuário. Não se trata de uma promoção geral, mas sim de uma oferta exclusiva enviada pela própria empresa e direcionada a esse cliente específico.

Se a mensagem vier acompanhada de uma consideração pessoal, citando o nome do usuário, por exemplo, é provável que você consiga uma venda em pouco tempo.

6. Torne o seu cliente parte da marca

A produção de conteúdo é um fator determinante para o sucesso de um e-commerce de moda. Nesse setor em particular, vários usuários gostam de falar sobre os produtos, como eles foram combinados com outros acessórios e em quais ocasiões eles seriam mais adequados. Cada cliente é um potencial produtor de conteúdo no qual é possível investir.

Primeiro, crie um local para que seus clientes possam falar sobre o que compraram. Algo como um fórum ou uma caixa de mensagens, por exemplo.

Ou utilize as redes sociais que comportam hashtags, como o Twitter, o Facebook e o Instagram. Se determinado usuário é um comprador ativo e comenta bastante a respeito dos produtos, dê algum destaque a ele.

Ofereça descontos a mais e peça que ele continue divulgando a marca. Esse pequeno “patrocínio” pode ser o suficiente para atrair mais clientes e estimular a produção de conteúdo.

Agora você já conhece algumas ótimas formas de personalizar a experiência do usuário no seu e-commerce de moda. Continue acompanhando nosso blog e fique sempre por dentro das novidades!

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