Moda e Mente – 3 Gatilhos Mentais para aumentar suas vendas | All iN

Moda e Mente – 3 Gatilhos Mentais para aumentar suas vendas

O mercado da moda é a bola da vez no e-commerce mundial e este cenário não muda em relação ao Brasil. Além da quantidade de concorrentes nacionais, as lojas virtuais de Moda e Acessórios ainda enfrentam outro gigante: os sites internacionais como Ali Express, Ebay e outros, onde a venda de artigos fashion fica em segundo lugar, atrás dos Eletrônicos. Em 2015, as compras dessa categoria representaram 29% das transações realizadas em sites estrangeiros.

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Mas toda concorrência traz consigo o benefício do aprendizado. Sites nacionais estão aprendendo a se comunicar melhor com seu público devido a este tipo de concorrência, proporcionando uma melhor experiência na hora da compra e elevando o grau de personalização da oferta.

Além de usar a tecnologia a favor do seu e-commerce, o lojista precisa saber como aplicar os principais gatilhos comportamentais nas suas campanhas, que quando bem utilizados, podem aumentar o engajamento dos seus clientes e potencializar sua conversão.

 

Nesse artigo você vai conhecer três importantes gatilhos mentais

  • Gatilho da Escassez

O gatilho da escassez apresenta uma das melhores conversões no grupo Moda e Acessórios, isto devido a sua rápida resposta ao impulso da compra. Se o seu cliente não está seguro em relação a compra de um determinado produto, a partir do momento que este produto é anunciado como “último no estoque”, o seu cliente passa a enxergar este produto ou oferta com viés de decisão superior a 50%, acelerando o processo de conversão.

A principal diferença entre os gatilhos de escassez e urgência está no uso no inconsciente coletivo que costuma associar que, quanto mais difícil ou escasso for determinado produto, maior será o valor do mesmo.

  • Gatilho da Urgência

Muito parecido com o gatilho da escassez, o gatilho da urgência ativa o comportamento impulsivo do cliente. O sentimento de urgência, tem por característica resultados rápidos em relação a conversão.  Um ponto importante no gatilho da urgência é saber dosar o seu uso. O cliente de Moda, por se altamente engajado, saberá quando está sendo forçado a efetuar uma compra, e isto pode se transformar em uma perda de confiança.

O gatilho da urgência se beneficia do fator tempo, ou seja, quando um produto tem prazo limite para ser comprado. Identificar onde e qual produto pode se beneficiar do gatilho da urgência é relativamente simples. Busque aqueles produtos com elevado número de cliques e baixa conversão e encurte prazo do cliente em adiar uma decisão de compra.

Para ativar o gatilho da urgência, você pode usar palavras ligadas ao comportamento rápido, como: “Última oferta do Verão”, “Agora”, “24 horas de Oferta”, “Só até hoje”

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  • Gatilho da Antecipação

Receber a oferta de um determinado produto antes das outras pessoas é extremamente eficaz em campanhas de Moda e Acessórios.
A antecipação é responsável por criar expectativa e desejo no cliente, disparando uma série de reações imaginarias e aumentando a vontade em adquirir o produto.

O conceito da antecipação pode ser usado nos mais variados canais de comunicações, do E-mail Marketing e uma campanha em TV Aberta.

Ao usar o gatilho da antecipação, mostre ao seu cliente todos os benefícios do produto e crie um ambiente que o coloque dentro do produto, brinque com seu imaginário.

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Usar gatilhos mentais em campanhas de marketing tem se mostrado uma das melhores estratégias para obter maior conversão. Acompanhe nosso blog e descubra os próximos gatilhos comportamentais para usar no seu e-commerce.

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